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Qual a diferença entre pronto-socorro e pronto atendimento?

23 de

abril

de 2024

assinatura vale saúde

Assinantes da Vale Saúde têm acesso ao pronto atendimento online.

Pronto-socorro ou pronto atendimento: qual devo escolher?

Uma coisa é fato: ao nos sentirmos doentes, precisamos buscar assistência médica para termos um diagnóstico correto, assim como o tratamento adequado para a situação. No entanto, é muito comum termos dúvidas sobre qual a diferença entre pronto-socorro e pronto atendimento na hora de buscarmos suporte e orientação de um especialista.

A resposta depende do tipo de sintomas apresentados. Afinal, a complexidade é muito importante e os níveis de urgência e emergência são essenciais para classificar a prioridade de atendimento em cada circunstância.

O pronto-socorro (PS) é indicado para quadros graves, em que há risco de vida e o suporte médico precisa ser imediato. Já o pronto atendimento (PA) é recomendado quando há menor gravidade, mas o paciente não consegue esperar por uma consulta agendada.

Isso não significa que uma pessoa que chega a um PS com sinais de infecção urinária (considerada pouco grave), por exemplo, não será atendida. No entanto, é fundamental fazer uma escolha consciente porque isso consegue evitar, inclusive, passar várias horas na fila aguardando o atendimento.

A seguir, vamos explicar melhor quando você deve procurar cada serviço, como é feita a classificação de risco e as vantagens no pronto atendimento online oferecido pela Vale Saúde. Continue lendo!

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Qual a diferença entre urgência e emergência?

Como falamos acima, na hora de escolher entre o PS e o PA, é importante avaliar a complexidade dos seus sintomas, diferenciando-os entre urgência e emergência.

Um caso de urgência é aquele em que um problema de saúde aparece de maneira inesperada e é capaz de evoluir ou não para um risco de vida. Os quadros urgentes precisam de suporte médico rápido, mas podem esperar para serem tratados. Por isso, são indicados, na maioria das vezes, para um pronto atendimento.

As emergências, por outro lado, são mais graves do que as urgências. Nessas situações, o risco de morte aumenta a cada segundo e é necessário o atendimento imediato. Dessa forma, o pronto-socorro é a escolha mais recomendada.

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O que é classificação de risco e como funciona a ordem de atendimento?

Seja no PS ou no PA, ninguém é atendido por ordem de chegada. Isso acontece porque cada paciente possui particularidades em seus sintomas, que indicam ou não a necessidade de atendimento imediato.

Por isso, antes de passar com o clínico geral, há um procedimento de triagem feito por um enfermeiro, responsável por checar os sinais vitais e perguntar o que levou a pessoa até o hospital.

A chamada classificação de risco é feita por meio de cores que obedece ao Protocolo de Manchester, sendo que:

  • Vermelho: se trata de uma emergência grave, com risco iminente de morte, que precisa de atendimento imediato
  • Laranja: é um quadro muito urgente, que necessita de atendimento nos próximos 10 minutos
  • Amarelo: significa que o caso é urgente, mas com gravidade moderada, o que permite uma janela de até 60 minutos até o atendimento
  • Verde: para quadros pouco urgentes, que podem esperar até 120 minutos pelo atendimento
  • Azul: são condições não urgentes, em que a vida do paciente não está em risco; o tempo de espera é de até 240 minutos

Algumas clínicas distribuem pulseiras com as cores acima, enquanto outras apenas guardam a informação no sistema.

É importante ter em mente que condições urgentes podem evoluir para emergências rapidamente. Por isso, os profissionais da saúde precisam ficar atentos nas queixas enquanto a pessoa aguarda para ver o médico.

Quando procurar o pronto-socorro?

Agora que você sabe que o pronto-socorro é indicado para emergências, confira alguns exemplos que devem ser encaminhados para esse serviço:

  • Hemorragias
  • Fraturas
  • Sensação de pressão no peito ou na cabeça
  • Derrames
  • Machucados graves na cabeça
  • Infarto
  • Acidentes graves de trânsito, no trabalho ou em outras situações
  • Convulsões
  • Picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras
  • Dificuldade em respirar
  • Agressões por arma de fogo ou arma branca
  • Desmaios
  • Pneumonia
  • Dor súbita e intensa, principalmente no abdômen, pois pode indicar apendicite
  • Queimaduras extensas ou de terceiro grau
  • Intoxicação ou envenenamento
  • Sinais de infecção grave, como febre alta e alteração na consciência
  • Complicações na gravidez, incluindo sangramentos vaginais intensos e dores abdominais

Por se tratar de casos com risco de morte, o atendimento no PS funciona 24 horas por dia, com equipes multidisciplinares que incluem cardiologistas, neurologistas, cirurgiões, pediatras, ortopedistas e clínicos gerais.

Quando procurar o pronto atendimento?

É aconselhado buscar o pronto atendimento nas seguintes condições:

O serviço de PA pode estar ou não vinculado a um hospital. Mesmo que o paciente não precise de agendamento para passar com o médico, é preciso estar atento, porque geralmente as clínicas possuem horário de funcionamento pré-determinado.

Além do clínico geral, o pronto atendimento também conta com neurologistas, ortopedistas e pediatras para avaliar com atenção cada quadro. Alguns exames, como de sangue, visão, audição e raio-X conseguem ser feitos conforme necessidade.

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Como o pronto atendimento online da Vale Saúde consegue te ajudar?

Já pensou ser atendido por um médico sem precisar sair de casa? Com o pronto atendimento online da Vale Saúde, isso já é realidade!

O serviço está disponível para todos os assinantes e dependentes, 24 horas por dia, sempre que precisar, sem precisar agendar previamente. As teleconsultas são feitas por clínicos gerais e pediatras.

A orientação médica do PA digital é indicada para esclarecer dúvidas sobre doenças e sintomas que não ofereçam risco à vida. Dessa forma, o especialista consegue indicar o melhor tratamento para quadros leves, incluindo infecções na pele, dores de garganta, gripes fortes e dores em todo o corpo.

Se o médico identificar que os sintomas precisam de cuidados físicos, ele irá recomendar a ida ao hospital ou clínica mais próxima. Mas, se não houver necessidade, o profissional vai explicar mais sobre a doença e o tratamento, enviando as receitas e possíveis pedidos de exame por SMS ou por e-mail.

A principal vantagem do pronto atendimento online da Vale Saúde é a praticidade, pois evita ficar várias horas esperando em um hospital em situações pouco urgentes, mas que mesmo assim precisam de medicamentos como antibióticos, além, é claro, da orientação do especialista, que é essencial.

Para utilizar o serviço, você precisa ser assinante e recarregar o valor da consulta em seu cartão digital Vale Saúde. Depois, basta solicitar o atendimento direto em seu aplicativo. A consulta é feita por meio de videochamada no celular e é aconselhado ter uma conexão de internet estável, e estar em um local tranquilo, privativo e silencioso.

Em nosso portal, você confere um vídeo com um passo a passo prático que vai esclarecer todas as suas dúvidas. Veja agora!

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Vantagens em assinar a Vale Saúde

Além do pronto atendimento online, os assinantes da Vale Saúde têm vários outros benefícios! Por exemplo, você sabia que é possível agendar consultas presenciais ou online com mais de 60 especialidades, como urologistas, dermatologistas, ginecologistas, psiquiatras e muito mais?

Há, ainda, descontos em medicamentos e exames que podem ser realizados em laboratórios de todo o Brasil. Assine agora e comece a cuidar da sua saúde!

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Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

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